IMPLANTE DENTAL
Implante Dentário
O implante dentário consiste na instalação cirurgica de uma raiz artificial de um dente.
O implante tem o formato de um pequeno parafuso e é feito em Titânio que é um material biocompativel.
Ele será rosqueado no osso no local do dente perdido, e servirá de apoio a uma coroa ou prótese dentária.
Após sua instalação o paciente ficará esperando o processo de osseointegração ( união do osso ao implante), que dura em torno de 4 meses. Logo após esse período se iniciará a etapa protética ou confecção dos dentes.
Durante o período de tratamento o paciente poderá fazer uso de um dente ou prótese provisória.
Implante Imediato
O implante Imediato é quando se faz a extração do elemento dental perdido e imediatamente faz a instalação do implante. Fatores como presença de infecção, qualidade óssea, quantidade óssea e a proximidade de algumas estruturas anatômicas devem ser levados em consideração quanto a sua indicação.
Implante com Carga Imediata
É quando se coloca o dente ou a prótese rosqueada no implante logo após a instalação do mesmo.
O tipo de prótese utilizado no modelo imediato geralmente é uma prótese provisória, podendo em alguns casos ser já a prótese definitiva.
Por se tratar de um prótese provisória rosqueada no implante já logo após a cirurgia, e não uma prótese provisória suspensa sobre a gengiva, recebendo o implante recém instalado função mastigatória.
Deve também ser avaliado a indicação e possibilidade de sua execução.
Implante Dentário Tipo Protocolo
O implante dentário tipo protocolo é muito usado nos dias atuais, pois tem inúmeras vantagens. A maior delas é o paciente deixar de usar uma prótese móvel (dentadura).
Implante Dentário Protocolo é um procedimento cirúrgico e protético onde é feito a colocação dos implantes e a prótese fixa sobre os implantes. A prótese pode ser confeccionada em acrílico ou em cerâmica.
Quem pode fazer?
Esse tratamento é indicado para as pessoas que já usam dentaduras, ou que tenham os dentes comprometidos com mobilidade, não tendo mais opção ou sendo inviável recuperá-los.
Nos dias atuais o Implante Dentário Protocolo tem sido muito procurado só pelo fato do paciente poder se livrar do desconforto em usar uma prótese total (dentadura).
Por ela ser fixada sobre os implantes, a prótese superior não terá mais acrílico no palato, aquela parte que cobre o céu da boca. Podendo também ter sua autoestima elevada, pois mudará tanto na estética, quanto no funcional.
Vai sentir melhor o sabor dos alimentos. Não tendo a preocupação na hora de falar, podendo ter uma mastigação melhor.
Esse procedimento, se o paciente gozar de uma boa saúde, e fizer com um profissional especializado, que tenha um bom planejamento, será tranquilo, tendo alguns cuidados pós.
Como é feito implante total?
Para ser feito a protocolo, é necessário o profissional especializado fazer a colocação de diversos implantes, variando superior na maxila de seis implantes (parafusos) e inferiores na mandíbula quatro implantes (parafusos).
Após o tempo de cicatrização é colocado à prótese parafusada sobre os implantes.
Durante o período de cicatrização o paciente usará uma prótese provisória, podendo ela já ser fixada nos implantes ( prótese imediata) ou não.
Para se fazer uma prótese fixa imediata alguns fatores são levados em consideração tais como:
Tipo e qualidade de osso, necessidade ou não de enxerto ósseo.
Dr. Anderson Félix © 2022
Clínica Odontológica Especializada em Implantes Dentários em Barreiras - BA
Todos os direitos Reservados. Wdias Designer